Parabéns Itaguaçu, pelos seus 107 Anos de Histórias!

É com muita alegria que os Vereadores e Servidores da Câmara Municipal parabenizam a cidade de Itaguaçu/ES pelos seus 107 anos de emancipação política, a serem comemorados no dia 17 de fevereiro de 2022. E para relembrar, vale ressaltar a história do Município de Itaguaçu, cujo nome é de origem Tupi-Guarani, e significa ITA (pedra) e GUAÇU (grande). A inspiração veio das pedras que compõem a paisagem da cidade, a qual hoje com quase 15 mil habitantes, foi presenteada por cadeias de montanhas e pedras que compõem um lindo cenário, algumas bem conhecidas, como o paredão dos 5 pontões e a Pedra do Barro Preto.

A história desta grande cidade começou com uma pequena comunidade que vivia às margens do rio Santa Joana. O tempo foi passando e, do ano de 1882 em diante, começou a chegar à região a imigração italiana, e tempos depois teve início a imigração alemã.

Com a fertilidade das terras aliada à operosidade dos imigrantes, a região progrediu rapidamente, sendo elevada à categoria de Distrito, em 1891, com a denominação de Boa Família. A comunidade de Boa Família iniciou seu processo de formação com a expansão de propriedades agrícolas, um dos primeiros desbravadores foi o português, José Theodoro de Andrade, que se localizou como proprietário em Sobreiro, atual fazenda "Boa Sorte", e Francisco José da Silva Coutinho, que adquiriu uma propriedade no local denominado "Passagem", às margens do rio Santa Joana.

Posteriormente, José Theodoro de Andrade deslocou-se do Sobreiro até às margens do rio, onde mandou construir um pequeno casebre e uma igrejinha, na qual introduziu uma imagem esculpida em madeira, representando Nossa Senhora do Menino Jesus. Iniciava aí um povoado que deu origem a Itaguaçu. Em 1915, a pequena comunidade se torna município, tendo o território desmembrado da cidade de Afonso Cláudio. Em 1921, teve o nome mudado para Itaguaçu.

De 1915 a 2022 foram construídos 107 anos de história, e a cidade ainda hoje carrega características e reflexos da vida rural, com modos simples e tradicionais. Itaguaçu se destaca pelos seus pontos turísticos, paisagens que atraem turistas e moradores. Também pelas suas tradicionais festas e por sua forte economia.

Itaguaçu faz divisa com Itarana, Santa Teresa, São Roque do Canaã, Colatina, Baixo Guandu e Laranja da Terra. Exatamente na divisa entre Itaguaçu e Laranja da Terra está a Pedra dos 5 Pontões. Uma bela formação que atrai os aventureiros para escaladas e rapel. Seu principal rio é o Santa Joana, cuja nascente está localizada no município de Afonso Cláudio, no seu percurso passa pelo município de Itarana e atravessa a área urbana e rural de Itaguaçu.

Salve, Salve, Itaguaçu! Meu torrão Natal, 107 anos de histórias!

Publicado em quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Atualizado em quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

ACOMPANHE A CÂMARA

Avenida 17 de Fevereiro, 324
Centro, Itaguaçu/ES - CEP: 29690-000

Telefone: (27) 3725-1255
E-mail: ouvidoria@camaraitaguacu.es.gov.br

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 15h

Dia e Horário das Sessões Plenárias:
Todas as segundas-feiras às 09h00 no Plenário da Câmara