MENU

Auditoria

Auditoria Interna

A auditoria interna no setor público é formada por um conjunto de normas e procedimentos, com o objetivo de examinar a adequação, a eficácia e a legalidade dos controles internos, dos atos, fatos e das informações contábeis, financeiras e operacionais das unidades públicas.

Anualmente, a Unidade Central de Controle Interno da Câmara Municipal apresenta um Plano Anual de Auditoria – P.A.A.I. no qual são planejadas as ações de auditoria, que serão executadas no ano subsequente, visando o fortalecimento e aprimoramento da gestão.

 

PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA – P.A.A.I.

Este Plano Anual de Auditoria Interna (P.A.A.I.), elaborado por esta Controladoria Interna e Transparência, visa apresentar as normas para a realização de auditorias internas, especificando os procedimentos e metodologias de trabalho a serem observados nas auditorias preventivas, defectivas e corretivas nos departamentos administrativos desta Câmara Municipal para o exercício de 2021, com foco prioritário nas áreas orçamentária, financeira, contábil, patrimonial, recursos humanos, compras, contratos, almoxarifado e administração geral. Os procedimentos e as técnicas de controle a serem utilizados podem ser conceituados como um conjunto de verificações e averiguações que permitirão obter evidências ou provas suficientes e adequadas para a análise das informações e para a formulação e a fundamentação dos posicionamentos desta Controladoria Interna e Transparência, e que, depois de processadas, serão levadas ao conhecimento da Administração da Câmara Municipal de Itaguaçu.

As auditorias têm a finalidade precípua de avaliar o cumprimento das unidades executoras quanto aos procedimentos administrativos e/ou das instruções normativas já implementadas na Administração, baseadas nos princípios da legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e eficácia, bem como, recomendar e sugerir as ações corretivas para os problemas detectados, cientificando aos auditados da importância de se submeterem às normas vigentes. Assim, entende-se a auditoria interna como um elemento de controle, que tem por finalidade controlar, orientar e avaliar os atos de gestão praticados no âmbito do Poder Legislativo Municipal e apoiar o Controle Externo na sua missão institucional, assegurando a regularidade da gestão contábil, orçamentária, financeira, patrimonial e de pessoal da Câmara Municipal de Itaguaçu.

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAGUAÇU - ES

Segunda a sexta-feira, das 8h às 15h

Dia e Horário das Sessões Plenárias:
Todas as segundas-feiras às 14h00 no Plenário da Câmara

Avenida 17 de Fevereiro, 324
Centro, Itaguaçu/ES - CEP: 29690-000

Telefone: (27) 3725-1255
E-mail: ouvidoria@camaraitaguacu.es.gov.br


Portal desenvolvido e mantido por Ágape Consultoria